Passear o seu cão é uma actividade muito importante, que deve ser feita regularmente e todos os dias. Os cães necessitam de ir à rua, não só par afazer as suas necessidades fora de casa, mas também para receberem estímulos cognitivos, visuais, auditivos e sonoros.
Mesmo os cachorros sem a primovacinação completa devem ir à rua. Poderão ser levados ao colo para todos os lugares onde for o seu tutor, de forma a receberem uma variedade de estímulos que irão promover uma correcta socialização.
Antes de começar a levar o seu cão à rua deverá ensiná-lo a andar de trela. Afinal, ninguém nasce a saber tudo e também isto, que nos parece tão natural, é um processo de aprendizagem. Para o fazer, deve primeiro habituá-lo à presença da trela. Recomendamos a utilização de peitoral ergonómico e de uma trela leve, não muito comprida, que podem ser adquiridos em lojas da especialidade. Está contra-indicada a utilização de trelas extensíveis, pois estas não permitem ter um controlo sobre o animal e são também mais desconfortáveis.
Se o seu cão puxar muito a trela, existem alguns truques que podemos usar para o impedir, para além de ferramentas especializadas. Aconselhe-se com o seu Médico Veterinário Assistente!
Durante o passeio, recompense o comportamento de andar junto a si. Permita que o seu cão explore o ambiente circundante e que demore o tempo necessário. A rua tem cheiros e sons interessantes que o seu cão vai querer investigar.
Apesar de podermos ensinar o nosso cão a andar solto e a vir à nossa chamada, recomendamos sempre que os passeios sejam feitos com trela. Isto porque a rua está cheia de perigos e imprevistos e até o cão mais obediente pode ser vítima de um acidente.
Caso o seu cão tenha o hábito de comer coisas da rua ou seja agressivo para outros animais ou pessoas, mantenha a sua segurança com utilização de um açaime. Poderá adquiri-lo connosco ou em lojas especializadas. Existem modelos que não são desconfortáveis e alguns têm mesmo formas divertidas, para tornar a experiência mais agradável.
Quando passear o seu cão, traga-o para nos fazer uma visita!