Tal como em nós, seres humanos, o envelhecimento traz alterações na saúde dos nossos animais de estimação. Consideramos um animal “sénior” a partir dos sete anos de idade, e os veterinários usam a palavra “geriátrico” para caracterizar esta fase da vida dos nossos pets. Isto depende de alguns factores, como a raça e o tamanho do animal, sendoque animais maiores tendem a envelhecer mais depressa. Mas, quer tenha um dogue alemão ou um maine coon, deverá estar atento a sete problemas que podem surgir a partir desta idade. Quais são elas?

1. Problemas Renais

Os rins são os órgãos do nosso corpo que removem resíduos e mantém o seu equilíbrio. Assim, este é alterado quando eles estão doentes, quer pelo seu próprio envelhecimento ou pela presença de pedras, às quais chamamos “urolitos”. A detecção precoce é essencial para o controlo desta doença, que afecta sobretudo gatos.

2. Problema Cardíacos

Os problemas no coração são extremamente frequentes em animais de estimação. Nos gatos são frequentes as cardiomiopatias, que afectam o músculo cardíaco, e nos cães as insuficiências cardíacas congestivas, que envolvem uma deficiência no bombeamento do sangue. Sintomas comuns são tosse, dificuldade em respirar, fraqueza e vómito. Se o seu animal tem algum destes sintomas, visite o seu médico veterinário!

3. Disfunção Cognitiva

A disfunção cognitiva é uma doença em tudo semelhante ao Alzheimer em seres humanos, com sintomas como agressividade inesperada, vocalização, ansiedade, confusão, alteração no  padrão do sono e perda de memória. Apesar de ser uma doença progressiva e irreversível, existem algumas coisas que podem ajudar, como suplementos e mudança na alimentação.

4. Artrite e Problemas Articulares

A Osteoartrite é a causa principal dos problemas articulares em animais, que são progressivos e não têm cura. Estes problemas causam muita dor e problemas de mobilidade, mas com maneio da dor e medicação para reduzir a progressão da doença podemos manter os nossos pets confortáveis durante bastante tempo. Sintomas comuns são o coxear, dificuldade em subir e descer escadas, dificuldade em andar ou estar de pé, queixas ao ser pegado, lamber a articulação em causa e irritabilidade.

5. Doença Dentária

A doença periodontal pode ser prevenida com um bom maneio, pelo que é extremamente importante que isto seja feito ao longo da vida do animal. Quando já está presente, aparecem sintomas como mau hálito, um babar excessivo, inflamação das gengivas e perda de dentes. Esta doença pode potenciar o aparecimento de outros problemas, como perda de peso, infecções, doença cardíaca e dano renal. A solução usualmente passa por uma cirurgia simples, com anestesia geral. Informe-se connosco!

6. Massas

Com o envelhecimento, é natural o surgimento de massas no corpo dos nossos animais. Nem todas são tumorais, no entanto sempre que surgirem é essencial que isto seja
descartado o mais rápido possível, pelo que deverá marcar consulta com o médico veterinário assistente.

7. Perda de Visão e Audição

Se o seu animal começar a bater em objectos, cair ou tiver opacidades nos olhos, poderá ter perda de visão. Se por outro lado começar a não obedecer a ordens, poderá ter
perda de audição. Estas perdas são progressivas e usualmente definitivas. Para ajudar o seu animal a lidar com elas, evite mudanças no seu espaço. Poderá também ensinar ordens
com gestos e incluir suplementos na sua alimentação para reduzir o stress.

Envelhecer não é uma doença! É um processo natural, pelo qual todos passamos, que devemos enfrentar com as ferramentas que a medicina de hoje em dia dispõe para nos
ajudar. Marque já a sua consulta e aproveite o PACK SENIOR que temos para oferecer!